domingo, 17 de abril de 2011

Tricogaster Azul

Classificação científica:

•Reino: Animalia
•Filo: Chordata
•Classe: Actinopterygii
•Ordem: Perciformes
•Familia: Osphronemidae
Trata-se de um belo peixe que pode ficar muito grande, cerca de 15 cm, como todas as variantes desta espécie, são geralmente considerados bons peixe comunitários, mas eles não são tão pacíficos com os outros gouramis. Têm sido conhecidos por atacar peixes menores. Eles também podem ficar territoriais quando grandes, sendo necessário um aquario grande para comporta-lo adulto.

Esta espécie é certamente muito resistente, e é um excelente primeiro peixe para quem está começando no aquarismo. Eles são peixes que vivem bastante e cada um tem uma notável personalidade individual. Eles irão utilizar as suas barbatanas pélvicas para sentir o ambiente e até mesmo sentir seus companheiros de aquário. Eles também parecem ser bastante conscientes dos seus donos.

Distribuição:
São encontrados em riachos e rios tropicais do Extremo Oriente. São também encontrados em pântanos, brejos e canais. Eles habitam águas rasas e lentas com uma grande quantidade de vegetação aquática. Ocorrem em florestas sazonalmente inundadas ao longo do médio e baixo Mekong, de lá migram para áreas inundadas durante a época do dilúvio e retornam à corpos d'água permanentes no início da estação seca. Alimentam-se de zoo plâncton, crustáceos e larvas de insetos

Descrição:
O corpo do Tricogaster é ligeiramente comprimido e alongado. As barbatanas são arredondadas e relativamente grandes. As barbatanas ventrais são filiformes e extremamente sensíveis. O corpo tem um bonito tom azulado, por vezes listrados. Existem duas manchas escuras, uma no meio do corpo e outra na base da cauda. Este peixe possui um órgão chamado labirinto, que lhe permite absorver oxigénio atmosférico diretamente na corrente sangüínea.

Tamanho:
Chegam a 15 cm em aquários. Eles procriam quando atingem 7,5 cm.

Cuidados e alimentação:
O Tricogaster azul, como todas as variantes desta espécie, são onívoros. Estes peixes vão geralmente comer todos os tipos de alimentos vivos, congelados e secos. Ração em flocos ou granulada faz uma boa base para a dieta. A suplementação deve incluir bloodworms, camarão, ou qualquer outro substituto adequado. Produtos hortícolas frescos podem ser oferecidos também.
Estes são peixes extremamente resistentes . Embora o órgão labirinto

permita que o peixe possa sobreviver à falta de oxigênio na água, é um equívoco não colocar um filtro ou fazer trocas parciais de agua frequentes. Uma vez que o peixes sofrerá danos devido as toxinas acumuladas como qualquer outro peixe. Trocas parciais de 25% semanais são recomendadas.
O aquário deve ter lugares escondidos e densa vegetação, plantas flutuantes são bem vindas. Enquanto juvenis podem ser facilmente instalados em aquarios de 50-60 litros, adultos precisam de pelo menos 150 litros.
Uma característica interessante destes gouramis é que eles são bem conhecidos por comer hidra. A hidra é uma pequena praga que tem tentáculos com veneno. Muito pequenos peixes que entram em contacto com o hydra são paralisados pelo veneno e, em seguida, até comidos. Se você tem uma hidra problema no seu aquário, aqui está sua solução!

Região no aquário:
Habitam todos os níveis do aquário.

Condições aceitáveis da água:
O peixe vai ser incomodado por uma forte corrente no tanque, especialmente se o tanque é pequeno. Também é recomendado manter o aquário em locais com a temperatura tão próxima quanto possível do mesmo, ou correm o risco de danificar o órgão labirinto.

Temperatura: 77-86 ° F (25-30 ° C)
Dureza: 5 - 35 ° dH
Ph: 6,0 a 7,8

Comportamentos Sociais:
Os Tricogaster são geralmente considerados como um bom peixe comunitário quando pequeno, mas eles são agressivos com outros gouramis. Quando ficam mais velhos, é melhor mantê-los com peixes do mesmo tamanho. Cada indivíduo mostrará diferentes graus de agressividade, alguns vão ser muito violentos, outros serão pacíficos a ponto de se esconderem e ficarem tímidos. O aquarista deverá estar preparado para personalidades totalmente diferentes.
Uma mistura de personalidades neutras é uma meta ideal para os companheiros de aquários. Você não deve incluir um peixe que provocará esta espécie, uma vez que são muitas vezes apaixonados lutadores. Peixes beliscadores e gouramis absolutamente nunca devem ser misturados, as nadadeiras pélvicas do Tricogaster e seus movimentos lentos fazem deste peixe a vítima perfeita. Intimidação entre gouramis é um cenário provável, uma vez que a hierarquia é fixada constantemente. Peixes muito pequenos e alevinos raramente duram no mesmo aquário, são rapidamente caçados.

Dimorfismo sexual:
O macho tem uma longa e pontuda barbatana dorsal, já a fêmea tem a mesma pequena e arredondada.

Reprodução:
Como a maioria dos peixes nesta família, construtores de ninho de bolhas. Seus ovos, bem como o alevino, são mais leves que a água e flutuam ao topo. A reprodução é fácil, encontrar um par adequado é talvez o maior desafio. Para a reprodução um tanque de 40 ou mais litros deve ser criado. A água deve ser rasa, cerca de 13 centímetros. A correnteza deve ser mínima. Plantas flutuantes, ou caule de plantas cultivadas na superfície, ou qualquer outro detrito flutuante ajudará a manter o ninho no lugar.
Um par de adultos saudáveis devem ser introduzidos no aquário de reprodução. O macho vai gastar muito tempo na construção de uma grande ninho de bolhas. Os ovos serão depositados no ninho. A fêmea deve ser removida neste momento ou ela corre o risco de ser morta pelo macho. Alevino nasce em breve e deve ser mantida com alimentos para alevinos até que possam engolir flocos. Após alguns dias o macho deve ser removido ou ele pode comer os alevinos que emergem do ninho.

4 comentários:

  1. o meu tricogaste esta com manchas vermelhas e nao sei oque e

    ResponderExcluir
  2. kkkkk ele vai morrer !

    ResponderExcluir
  3. o meu peixe foi atacado no aquario , e uma barbatana dele foi cortada na metade !! isso atrapalha o desenvolvimento do meu peixeee ??

    ResponderExcluir