sábado, 16 de abril de 2011

Matogrosso


Nome Popular: Matogrosso
Nome Científico: Hyphessobrycon eques
Tamanho adulto: 5 cm
Temperatura da água: 23º – 28º C
PH: 6.8 a 7.3

Características:
São ótimos peixes para se viver em comunitários, quando estão em grupo de mais de 5 começam a ser territorialistas e beliscar o rabo de outros peixes mais devagar, apesar disso são bem ativos e resistentes. Quando há brigas entre eles sua coloração fica avermelhada e suas barbatanas se abrem.

Alimentação:
São onívoros e comem de tudo um pouco, rações em flocos, em granulos, alimento vivo como artêmia salina, tubifex.

Dica KZ Power: As seguintes rações atendem às necessidades desta espécie:
Sera Discus Granulat, Sera Discus Color Blue, Sera Dicus Color Red, Sera Vipan, Sera Flora, Sera Granugreen, Sera GVG-Mix, Sera FD Rote Mükenlarven, Sera FD Artemia, Sera FD Tubifex, Sera FD Daphnias.
Tetra Color Tropical Crisps, Tetra Color Tropical Flakes, Tetra Color Tropical Granules, Tetra Min Pro Tropical Crisps, Tetra Min Tropical Crisps, Tetra Min Tropical Flakes, Tetra Min Tropical Flakes Plus, Tetra Min Tropical Granules, Tetra Veggie.
Poytara Dia-a -dia
Lembre-se sempre de alternar as rações para oferecer uma dieta rica e variada!

Veja as rações indicadas nos catálogos abaixo:
Rações Sera
Rações Tetra
Rações Poytara.

Reprodução:
Mantenha o pH muito ácido, e use fibra de coco, turfa ou Black water extract (se vende em lojas de aquarismo) para acidificá-la e deixá-la cor de chá, como em seu ambiente natural. A temperatura não deve estar menos do que 26º, use um aquecedor com termostato.
O aquário não pode ficar em local muito iluminado, e não pode haver muito movimento por perto.
Coloque muitas plantas naturais, musgo de java, samambaia d`água, Microsorum pteropus, etc . De preferência plantas que sobrevivam em pouca luz.
Mantenha só eles no aquário, o musgo de java e um cascalho no fundo são importantes, pois os ovos são jogados na corrente pelas fêmeas, são fertilizados e caem no fundo do aquário, se ficarem fora da vista de adultos é melhor.

Se puder, tenha mais exemplares, por serem peixes de cardume, quanto mais melhor, em um aquário de pelo menos 50 litros, com ótima filtragem e trocas de água de 30 % semanais na mesmna temperatura e pH do aquário. Cuidado para não assustá-los na limpeza, mas não deixe o aquário sujar.

Basicamente, é isso, o aquário DEVE estar bem estabilizado e equilibrado, quando mais calmo estiver o ambiente, melhor, um dia você terá uma bela surpresa.

Se conseguir alevinos alimente-os com náuplios de artêmia ou cistos de artêmia desencapsulados, microvermes, etc.
A alimentação dos adultos pode ser com uma ração de boa qualidade, como Tetra tropical crisps.

Fonte: http://www.aquahobby.com

Um comentário:

  1. PRECISAMOS DE UMA DICA TENHO EM MEU AQUARIO 15 MATO GROSSO JA FAZEM UNS SEIS MESES. POIS BEM SEGUI SUAS RECOMENDAÇÕES E NAO HA QUEM OS FAÇA SAIREM DE TRAS DOS TRONCOS QUE TENHO. MORO EU E MINHA ESPOSA EM CASA E FICAMOS O DIA TODO FORA POREM QUANDO CHEGAMOS LOGO ELES SE ESCONDEM. O QUE FAZER? SERÁ QUE TEM ALGUMA DICA.

    ResponderExcluir