quinta-feira, 12 de abril de 2012

Rásbora Arlequim


Trigonostigma heteromorpha
Nome Popular: Rasbora Harlequim, Harlequin rasbora
Família: Cyprinidae
Distribuição geografica: Ásia; Tailândia até Sumatra, Indonésia
pH: 5.0 – 7.0 dureza: 5 – 12
Temperatura: 22º – 28ºC
Tamanho adulto: 5 cm
Sociabilidade: Pacífico, comunitário, gregário.
Manutenção: Fácil
Zona do aquário: Meio

Aquário mínimo: 60x 30cm x 30cm (54L) – Aquário deverá conter bastante plantas formando refúgios.

Alimentação: Onívoro, essencialmente carnívoro. Alimenta-se de crustáceos bentônicos, vermes e insetos. Em cativeiro aceitam alimentos secos, especialmente flocos, sem dificuldades.

Características: Habita igarapés e afluentes com forte presença de macrófitas aquática. Ocorre em água escura (black water) e ambiente lêntico. Anteriormente era classificado como espécie do gênero Rasbora, mas foi separado devido a última revisão em 1999 por Kottelat e Witte, embora seu nome popular ainda refere-se ao antigo gênero.

Em aquário é uma espécie bastante tranquila, sendo ideal para aquário densamente plantado e comunitário. É uma espécie gregária por natureza e deve ser mantido em pelo menos 10 espécimes.

Reprodução: Ovíparo, disseminador de substrato; pais não cuidam da progênie. Fêmeas maduras são maiores e possuem ventre mais redondo que os machos. Observe os flancos, normalmente os que apresentam coloração negra mais escura são machos, enquanto as fêmeas são mais “cheias” e apresentam coloração negra mais pálida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário